REDE - Associação de Estruturas Para a Dança Contemporânea

REDE

Apresentação

A REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea é uma organização supra-associativa, que representa e defende os interesses da comunidade da dança contemporânea portuguesa.

Ler mais

Associados

Os associados da REDE trabalham ativa e colaborativamente para o desenvolvimento da atividade da Dança Contemporânea Portuguesa.

Ler mais

Grupos de trabalho

A REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea desenvolve grande parte do seu trabalho de reflexão, discussão e ação sobre as matérias de interesse dos seus associados em contexto de grupos de trabalho.

Ler mais

Atividades

Ver mais

Declaração de Boas Práticas para o Sector das Artes e da Cultura em tempos de pandemia Covid-19

Desde o final de Fevereiro, a emergência de saúde pública conduziu progressivamente ao encerramento de todos os espaços culturais e à impossibilidade de realização de eventos em espaço público. O sector cultural foi um dos primeiros a sofrer com as medidas para contenção da pandemia e será um dos últimos a retomar a atividade nas condições pré-existentes, ficando exposta de modo dramático a sua fragilidade, sobretudo pela natureza precária do trabalho de uma larga maioria de profissionais e estruturas independentes.

Ler mais

Comunicado de imprensa da REDE || Crise Covid19 28 Abril

Celebra-se a 29 de Abril próximo o Dia Mundial da Dança. A REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea assinalará a data em reflexão com os seus associados, num encontro por videoconferência. Este momento é também fortemente marcado pela luta por condições dignas e justas para a actividade artística profissional. Na ausência de respostas apropriadas à emergência vivida, enviámos, no passado dia 25 de Abril, o documento anexo à senhora Ministra da Cultura e solicitámos-lhe uma reunião. Não havendo forma de quantificar precisamente os danos causados por uma paragem do sector das artes performativas, sabemos que muitos trabalhadores se encontram na impossibilidade de pagar contas, rendas ou prestações da casa ou até o mais básico cabaz alimentar. Multiplicam-se as iniciativas privadas e auto-organizadas por um sector exemplarmente unido na resposta à crise, mas nenhuma pode ou deve substituir-se naquilo que compete ao Ministério da Cultura. As soluções até ao momento avançadas pela tutela mostram-se desadequadas, dispersas e pouco abrangentes. As medidas transversais do Governo, e em que a senhora Ministra insiste serem as da Cultura, não nos servem: os critérios de apoio extraordinário da Segurança Social - 3 descontos consecutivos ou 6 interpolados nos últimos 12 meses - deixam de fora inúmeros trabalhadores cuja atividade é intermitente. Além disso, os valores atribuídos a quem cumpre os requisitos não correspondem ao que deve ser um apoio de urgência a quem vê os seus rendimentos reduzidos a zero: em alguns casos há pessoas a receber menos de 100€. A insistência da senhora Ministra em apontar esta medida como suficiente, denota um desconhecimento da realidade do sector, uma inabilidade em lidar com ele e uma quebra de confiança na noção de Estado Social.

Ler mais

11-06-2018 (Forum Dança) Assembleia Geral Ordinária

A Assembleia Geral Ordinária da REDE tem como missão principal reunir os associados para refletir e discutir questões relativas à organização, gestão e atividades da associação.

Ler mais

Documentos de gestão

Os documentos que regulamentam e orientam o funcionamento interno da REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea foram desenvolvidos pelos seus associados numa lógica de colaboração e reflexão sobre o que se pretende realizar no âmbito da organização e pretendem facilitar e estruturar o desenvolvimento das suas atividades.

Ler mais

Documentos de trabalho

Os documentos de trabalho da REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea espelham os resultados da reflexão e discussão sobre matérias de interesse dos seus associados, produzidos no âmbito dos seus grupos de trabalho.

Ver mais

Declaração Rede - consulta pública à alteração das portarias do Modelo de Apoio às Artes  

Ler mais